O que é um Trítono?

Trítono é o paragem de 3 tons inteiros entre duas notas. Ou seja, no momento em que tocamos ao mesmo tempo duas notas que contem 3 tons de distância entre si, estamos tocando um trítono. Um malogro de trítono está entre as notas Fá e Si.

 

 

Como já foi mencionado no texto “ equilíbrio ligado ”, o acorde reinante tem uma som de preocupação. Essa preocupação acontece por causa de à durabilidade de um trítono.

 

O resultado do trítono

O resultado do trítono proporciona uma das mais complexas dissonâncias da som ocidental. Sua som passa a ideia de movimento, precariedade, e no momento em que ele não é enriquecido de um acorde de alívio, o auditor encontra-se apertado, desesperado, afinal de contas o trítono “ necessita ” ser resolvido.

 

Dessa forma que várias melodias de suspense em filmes de fobia famosos possui somente duas notas e fazem o maior sucesso. Basta que você coloque trítonos tocando intermitentemente que a indivíduo já inicia a sentir medo.

Todo acorde reinante possui um trítono, afinal de contas o trítono é o responsável pela percepção de “ preocupação ” da ofício reinante. Vamos ver alguns acordes Cousa 7 (quinto nível com sétima menor ) para você examinar.

Repare, por exemplo, nas notas que compõe o acorde G7: Luz, Si, Ré, Fá.

 

Entre Si e Fá possuimos 3 tons de distância.

Outro malogro: confira as notas que compõe o acorde E 7: Mi, Luz #, Si, Ré.

Entre Luz # e Ré possuimos 3 tons de distância.

 

Bastante bem, já deu para verificar que nos acordes maiores com sétima há um trítono entre os graus 3º e 7º.

Uma coisa fundamental de se enfatizar é o resultado cromático fabricado por este trítono. No caso de G7, que resolve em Piedade maior, as notas Si e Fá estão um semitom embaixo e acima, mutuamente, da necessário e da terça de Piedade. Ou seja, há um resultado cromático que faz este acorde “ andar ” para Piedade, como se tivesse uma urgência de solucionar nele.

 

Outro tipo de acorde com ofício reinante é o acorde menor com sétima e quinta bemol (lembra dele? Este acorde apresenta-se no sétimo grau do campo eufônico maior, chamado de acorde meio-diminuto).

 

Repare nas notas de Am7(b5): Lá, Piedade, Ré#, SolEntre Lá e Ré# possuimos 3 tons de distância.

 

Obs: Nem sempre o acorde meio-diminuto atuará como reinante. Dependendo do entrecho, ele será capaz de praticar com outra ofício (veremos isto em pesquisas posteriores). No vídeo embaixo nós mostramos a som e o paragem do trítono na execução:

 

O sentença do sagaz

 

Bom, pode ser que você esteja se perguntando: “Por que raios o título desse vária é o sentença do sagaz??”. Calmaria, mataremos sua abelhudice agora.

 

Há uma crença de que o trítono foi ilícito pela igreja ocidental por provocar sobejo resultado de preocupação. Essa dissonância seria ideia pela igreja como maligna, uma vez que acreditava-se que a beleza de Deus se traduzia em sons harmônicos, não desarmônicos como o trítono.

 

Muita gente espalha o conceito de que, na Idade Média, o trítono recebeu o nome de “diabolus in musica“, como se fosse expressamente ilícito de ser acertado (ameaçando compositores de irem paralisar na fogo ).

 

De fato, o termo “diabolus in musica” há em registros históricos, porém não no intuito de asfixia, e efetivamente de dificuldade. Era como um notícia de que este paragem era complicado de ser citado no cantiga, somente isto.

A verdade é que essa especulação toda do “ sentença do sagaz ” não passa de um QUIMERA. Não há nenhuma confirmação histórica de que o trítono tenha de fato sido ilícito pela igreja católica. Bastante pouco relatos de compositores que foram para a fogo por tocarem este paragem.

 

Até mesmo, há muitas músicas e cantos gregorianos da idade média praticados em cultos que utilizavam o trítono. Isto prova que o conceito de que o trítono foi banido não passa de um rumor ou mal douto que acabou se propagando e sendo retinido. Porém voltemos ao caso dos dominantes…

 

Reinante modificado e não modificado:

 

* Exclusivo. Para exercitar o conceito, aplicação e correlação entre os acordes dominantes alterados e não alterados, confira nossa apostila completa de especulação sonante. Este texto que você está lendo é uma versão parcial do conteúdo da apostila.

 

Falando um pouco de ambiência, músicas carregadas de preocupação contem vários trítonos, como o 1º movimento da 5ª Harmonia de Beethoven, por exemplo. O Heavy Metal é similarmente um bom malogro de jeito sonante que incorporou a ofício reinante em suas harmonias básicas.

 

No entanto, os dominantes não se restringem a músicas pesadas; eles aparecem em vários lugares, mesmo em músicas mais tranquilas, seguidos de resoluções na tônica.

 

Usar o reinante para realizar modulações (mudanças de tinta ) é outra aplicação surpreendentemente comum, o que torna este tipo de acorde um dos mais explorados da som atual, e pode ser que o mais estudado pelos acadêmicos.

 

Se você pretende ser um bom harmonioso, o acorde reinante necessita realizar parte de seu tesouro e lista. Você já está dando um grande passo lendo este texto. A equipe Descomplicando a Som está aqui para te mostrar o percurso! Continue estudando e aprendendo em nossa apostila e e você se tornará um harmonioso completo.

 

Em nosso canal do Youtube, você também possui acesso a nossas videoaulas exclusivas sobre especulação sonante. Inscreva-se aqui para acompanhar.