Existe alguém que saiba todos e cada um dos acordes do violão? Talvez, aí do teu lado da tela, tenha chegado à sua mente qualquer nome. Uma fera no violão, como nunca se viu.
Enfim … é possível descobrir todos e cada um dos acordes? No violão ou no piano, guitarra, teclado…
A resposta é… tcharaaammmm! Creio que sim. Porém iremos explicar algo. Trazendo a coisa pra um contexto um tanto mais palpável.
Se alguém me perguntasse “Você sabe todos e cada um dos acordes naturais”, eu responderia: “Sim, eu sei”.. Porém se esse alguém me perguntasse: “Você todos e cada um dos acordes naturais em todas e cada uma das posições possíveis”. Aí… ótimo … eu teria que responder que não.
Porque?
Porque um acorde é possível que ser executado em varias posições diferentes. Pra referir um exemplo fácil, imagine um acorde A. As duas posições mais populares são as abaixo ilustradas. Porém – é evidente – existem outras posições. E também é o mesmo acorde!
Acorde A (lá maior) Acorde A com pestana
E também como descobrir todos e cada um dos acordes de violão então?
Num dos meus ficheiros, eu tenho poucos acordes com mais de 40 posições diferentes. Iremos fazer uma conta fácil : Pra abranger toda a graduação cromática, teríamos, contando somente os acordes naturais maiores e também menores, 24 acordes. Suponhamos que teríamos ao menos 10 posições pra qualquer um deles. Só aí são já 240 acordes. Some -se a isso os acordes alterados ( sétima, quarta, nona…).
Somou? Dá um monte, correto? Agora tente decorar… xxxiiiiii! Dá não.
Logo, a forma de aprender mais acordes de violão (não absolutamente todos ), é descobrir de que forma são formados os acordes. Aí sim, você vai estar fazendo um progresso. Mas essencial do que tentar decorar acordes, é aprender de onde vêm os acordes. É evidente que no início é perfeitamente fácil decorar os primeiros acordes, sem descobrir pontualmente porque cargas d’ água eles são daquela forma.
Porém enquanto você deseja ou precisa descobrir mais acordes, é praticamente irreal continuar decorando. É preciso aprender mesmo.
De onde vêm todos e cada um dos acordes de violão?
Olhe para o braço do teu violão. O que você vê? Sim … um pedaço de madeira com uns ferrinhos atravessados e também seis arames esticados. Enquanto você conseguir (talvez já consiga) “ ver ” escalas em seus diferentes formatos e também as posições que os acordes ocupam dentro delas… aí você vai estar indo ainda mais adiante.
Acordes vêm das escalas. Um acorde originário é formado de três notas: os graus 1, 3 e também 5 de uma escala. Iremos usar mais uma vez os 2 diagramas do acorde A. Veja na parte de baixo do acorde, as notas utilizadas pra formá-lo. Estes são os três graus da escala de A (lá maior): A, C#, E.
Acorde A (lá maior)Acorde A com pestana
Agora repare a forma que mesmo com os acordes feitos em posições diferentes, temos pontualmente as mesmas notas.
Porém … isto não significa que você tenha que interpretar sozinho as inúmeras posições afim de fazer demais acordes. Porque as posições se repetem, pra acordes diferentes. Isto é … enquanto você aprende um, aprende muitos outros simultaneamente.