Nome dos acordes de violão

Pra nomear um acorde, usamos o nome da nota musical seguido de mais qualquer atributo, como menor, maior, etc. Iremos ver como usar estes diferenciadores pra ser possível gerar o nome dos acordes de violão

 

Se eu disser A (lá), a título de exemplo, sem mais nem mais nada, estaria me referindo somente à nota musical. Pra nomear um acorde eu teria que especificar, adicionando, a título de exemplo, menor. 

 

Cá estou tratando somente dos nomes dos acordes. Se quiser descobrir porque um acorde é maior, menor, com sétima, etc… Leia essa lição a respeito de acordes. As letras que nomeiam notas e também acordes ajudam bastante, porque de outra forma, teríamos coisas desta forma : “Sol maior com sétima”. Portanto no lugar disso tudo aí, temos: G7. Bem melhor, não? 

 

Nome do acorde diminuto 

 

Pra inteirar, ainda possui essa. Acorde diminuto. Que se representa com “dim” ou “º”. Logo, Cdim ou Cº = Dó diminuto. E também cá vai mais uma: Num acorde Cdim7, a 7ª seria a menor diminuta. Basta você lembrar que num acorde dim todas e cada uma das notas baixam meio tom, menos a nota fundamental. 

 

Enquanto o nome do acorde possui mais alterações 

 

Existem acordes com mas de uma modificação (é… vida boa ). Estas alterações são representadas de formas diferentes. Em pequeno número de casos usa-se uma barra (/). Em outros, parêntesis ( ). A título de exemplo: 

 

G/B – Nesse caso, houve uma modificação do baixo. Ou melhor, significa que iremos tocar o acorde G, porém com baixo em B. 

A7(9) – Aí temos o caso típico de duas alterações. O acorde possui a 7ª menor e também a nona. 

 

Em pequeno número de páginas você irá localizar alguma coisa desta forma : Cadd9. O “add” significa que a nona foi adicionada. Enfim, como são várias alterações, procure constantemente guiar-se pela regra, já mencionada, da sessão que dá o nome dos acordes de violão primeiro. Essa é a parte mas essencial. Porque eventualmente, caso você não saiba criar o acorde modificado, ao menos poderá fazer o acorde sem a modificação. Em poucos casos o acorde sem modificação é possível que substituir o acorde modificado. Porém não tome isso como “regra”. Isto é, não vá ir por aí trocando todos e cada um dos acordes alterados pelos naturais. procure aprender as alterações mais usadas, no início. 

 

Depois, pouco a pouco, vá aprendendo as demais. 

 

Na maior parte das músicas mais populares você irá achar acordes naturais e também alterações mais fácil, como sétima e também 9ª. Desta maneira, já sabendo tal e como se lê o nome dos acordes… você já vai estar com mais de meio caminho trilhado.