É bastante essencial para quem está aprendendo violão, saber e também praticar escalas. Ainda que você esteja aprendendo violão popular, ou melhor, acordes pra seguimento, deve empenhar-se em começar a treinar várias escalas fácil, mesmo porque as escalas de violão possui tudo em comum com a formação dos acordes.
Existem vários tipos de escalas diferentes. Maiores, menores, pentatônicas, harmônicas, melódicas e também por aí segue. Não é necessário, ao menos {para} um principiante saber todas e cada uma das escalas. Mesmo porque nem sei se isso é possível.Frequentemente o músico empenha-se em aprender as escalas mais utilizadas, especializando-se naquelas que usa mas {no} tipo de música que mais toca. Desta maneira, iremos iniciar pelo início.
Escalas de violão maiores
São aquelas de tonalidades maiores (dããã…), evidente. Primeiro, é preciso descobrir que, além de existirem vários tipos de escalas de violão, as mesmas são executáveis por todo o braço do violão. Explicando. Você é possível que fazer uma graduação de C (dó maior) Nas cinco primeiras casas do violão, como a do exemplo que segue. Porém é possível que também fazer outra graduação de C em outra parte do braço do violão. Ou, indo mais longe, fazer uma escala completa de C por todo o braço do violão.
Escalas de violão têm um padrão. Um “ esboço ” no braço do violão. Esse esboço se repete ao longo do braço, pra várias escalas. Como no caso dos acordes com pestana. O esboço é o mesmo, basta guiar mais pra frente ou pra trás e também teremos um novo acorde. Porém a posição dos dedos é a mesma. Deste modo acontece também com as escalas. Se você faz uma escala do G começando na terceira casa do braço do violão, trazendo o mesmo “ esboço ” duas casas adiante, terá uma escala de A (é evidente …).
Outra vantagem de se estudar escalas de violão, está no motivo de se saber melhor o braço do instrumento. A localização das notas.
E também – bastante essencial – a relação das escalas com os acordes, como você poderá ver no video que segue.
Escalas de violão não são melodias. Preste atenção: as escalas não são – em si mesmas – melodias. Elas são agregações das notas pertencentes a uma tonalidade, em princípio. Isto é, uma escala não é possível que ser utilizada como a melodia ou o solo de uma música. Ela é – isso sim – utilizada pra se fazer a melodia ou solo.
Um aviso: não tenha pressa. Treine um tanto por dia, começando lentamente. Ao sentir que já domina a escala, vá aumentando a agilidade em pequenas quantidades.