Neste artigo iremos responder algumas perguntas que nos chegam via e-mail a respeito do nosso curso prático de violão e também porque a utilização de números e não símbolos musicais. As perguntas são direcionadas também para o tempo de aprendizado e o tempo de estudo diário para ser um bom violonista.
Para encontrar as notas no braço do violão podemos usar várias maneiras como,gráficos,símbolos musicais e o sistema numérico é um deles.
Com o sistema numérico não quer dizer que é pior ou melhor pois todas a maneiras de se aprender tocar um instrumento musical é válida. Algumas são mais complicadas e outras não. O nosso foco neste curso prático de violão não é a teoria em si e sim a prática que para quem estar iniciando fica muito mais agradável o seu estudo.Podemos sim juntar a prática e a teoria ao mesmo tempo e para quem tem tempo para também estudar a teoria separadamente é de grande valor.
Mesmo para quem deseja estudar a teoria separadamente da prática,recomendamos apenas que em seus estudos diários estude Vinte por cento de Teoria e Oitenta Por Cento de Prática. Existe estudante que o seu objetivo é numérico que é o que estamos usando em nosso curso prático de violão por entender que o iniciante consegue assimilar mais rápido e por isso que no momento estamos com esta didática.tocar o violão mais sem focar muito na teoria prejudicando a prática e se a pessoa usa a regra 80×20 do seu tempo disponível os resultados serão bem melhores.
Futuramente teremos também a parte teórica separadamente aqui no blog,mas por enquanto ficaremos somente nos estudos práticos do violão.
Esta é sem dúvida o maior desafio das pessoas que estão iniciando nos estudos do violão.O tempo de estudos diários depende muito do objetivo de cada estudante deste instrumento musical. Se o objetivo é ser um profissional do violão,certamente terá que se dedicar algumas horas todos os dias,mas se a pessoa quer apenas aprender para o lazer e não tem grandes pretensões,neste caso basta que vá estudando todos os dias alguns minutos.
A verdade é que não será a quantidade de tempo estudado diariamente e sim como o tempo de estudo é aproveitado para que se tenha um bom desenvolvimento no aprendizado o mais rápido possível.Não basta apenas ficar horas e horas praticando exercícios sem que tenha um objetivo com o exercício que esteja praticando.
Exemplo: Se o estudante quer aprender tocar Jazz,neste caso deverá estudar as escalas Pentatônicas e ao assimilar esta escala deverá logo começar a colocar em prática o mais rápido possível.Se o objetivo é fazer acompanhamentos de melodias então deverá estudar neste momento acordes relacionados a uma escala específica.Exemplo: se a melodia a ser acompanhada estar em DO maior,neste caso o estudante deverá estudar todos os acordes que pertence a DO Maior e assim sucessivamente.Lógico que em um acompanhamento podem aparecer acordes que pertence a uma outra escala,mas primeiro o estudante deverá saber o básico.Neste nosso curso prático de violão sempre iremos dando dicas a esta situação.
Caso o estudante não tenha pelo menos uma hora para estudar todos os dias,pratique os minutos disponíveis mas com muita concentração no estudo porque mais vale alguns minutos muito bem estudados do que algumas horas mal estudadas.Conhecemos pessoas que estudam poucos minutos diários e tem excelentes resultados e pessoas que praticam muito e não consegue evoluir como gostaria.Veja que eu FALEI ESTUDAR E PRATICAR,porque não adianta praticar muito sem estudar.
As vezes a pessoa fica horas treinando e achando que estar estudando.Estudar é realmente prestar atenção 100% no que estar fazendo.Outro exemplo: praticar os exercícios vendo Televisão,neste caso a concentração ficará muito prejudicada pois prestar atenção em Duas coisas ao mesmo tempo fica difícil e principalmente se falando de estudos musicais.
Resumindo: não será a quantidade de horas estudadas diariamente que irá fazer com que o estudante tenha um bom desenvolvimento e sim como os minutos serão estudos todos os dias.Quando pegar um estudo seja uma música ou um exercício,termine este primeiro para seguir com outro,para não acumular muitos estudos ao mesmo tempo e não conseguir preparar nenhum deles.O mais interessante será estudar um de cada vez e desta maneira logo os resultados positivos aparecerão.
A paciência também conta muito no aprendizado de qualquer instrumento musical,seja ele violão,cavaquinho,guitarra,contrabaixo,piano e outros.Comece a estudar sem ansiedade e perceba que em pouco tempo já irá colher os bons resultados seja ele na improvisação ou acompanhamentos.Estudos X concentração.Essa é a receita para a evolução no aprendizado do violão seja ele violão clássico ou violão popular.
Bom, agora já sabemos que a quantidade de tempo não importa muito e sim o que estudar e como estudar para que os resultados positivos aconteçam o mais rápido possível.Uma outra pergunta que recebo muito é em relação as mãos.Existem pessoas que não estudam o violão por achar que tem a mão pequena,mas posso afirmar que o tamanho da mão não influência em nada.Fique tranquilo(a) em relação a esta questão.Comece a estudar o seu violão hoje mesmo e realize os seus sonhos.
Qualquer dúvida entre em contato neste e-mail contato@tocarviolao.net que responderei o mais rápido possível.
Texto aula: José Almeida
Se você gostou deste artigo compartilhe com os seus amigos(as)